11 de março de 2012

REEE's fora, nada

Há ainda pessoas que insistem em deixar o seu lixo perigoso fora do sítio.
É o caso de electrodomésticos, que são deixados expostos aos elementos, junto aos ecopontos ou em outro sítio qualquer, à espera que os serviços camarários resolvam o seu problema ou nem sequer isso.


Esse comportamento tem tanto de negligente como de ignorante. Negligente porque reconhece que, de facto, não é o local adequado para deixar aquele tipo de resíduo, senão teria colocado no contentor de indiferenciado (muito mais discreto). Ignorante, porque desconhece que os materiais que compõem os dispositivos eléctricos e electrónicos são, embora em quantidades reduzidas, extremamente tóxicos e perigosos. Deve-se fazer o possível para conter a sua libertação descontrolada no ambiente.

Entre os materiais perigosos há o cádmio nos contactos eléctricos e na superfície interior dos monitores CRT, o chumbo, o mercúrio, das lâmpadas fluorescentes, o PCB, nos condensadores, e o PVC dos isolamentos, entre outros. Têm níveis e eco-toxicidade e toxicidade humana variáveis.

Em muitas localidades, junto às grandes unidades comerciais, existem já contentores para o depósito destes materiais.

As desculpas para não depositar correctamente e não encaminhar para reciclagem não tem razão de ser.

Já agora, leve o seu resíduo para o ponto electrão mais próximo e poderá também avaliá-lo em www.omeueco-sistema.pt, uma ferramenta que o GEOTA disponibiliza desde 2011 para os cidadãos, municípios, autoridades e entidades gestoras de resíduos.

Sem comentários:

Enviar um comentário