21 de maio de 2015

Construção Civil - Gestão Ambiental

Desde os primórdios da construção civil que os resíduos provenientes de construções e demolições eram despejados para descampados sem controlo nenhum ou então iam para as lixeiras, mas desde a segunda metade da década de 90, quando Portugal começou a reduzir a quantidade de lixeiras e a passar a ter aterros sanitários que se começou a pensar no que fazer com estes resíduos. 


 Foi então que em 2004 saiu a ISO 14001 em que refere que "parte de um sistema global de gestão de uma organização, utilizado para desenvolver e implementar a sua politica ambiental e gerir os seus aspetos ambientais". A partir deste momento cada Dono de Obra/Empreiteiro tem de fazer prevenção da poluição, cumprir a legislação e a melhoria contínua em favor do ambiente, isto é, um Sistema de Gestão Ambiental, tendo para isto fazer o levantamento e classificação dos aspetos ambientais.




Numa obra deve-se seguir com especial atenção:
- Ambiente Geral;
- Água;
- Resíduos;
- Transporte Resíduos;
- Ruído;
- Ar (Emissões Gasosas);
- Energia;
- Substâncias Químicas;
- Solos;
- Acidentes Graves;
- Avaliação de Impacte Ambiental.

Os pontos referidos anteriormente têm legislação correspondente e deve-se avaliá-los consoante os que são mais afetados pela obra e os que não.

Para além destes também deve-se ter em atenção:
- Planeamento e preparação da obra;
- Aquisição de matérias-primas;
- Desempenho ambiental e as práticas dos subcontratados e fornecedores;
- Transporte/cargas e descargas de matérias;
- Desmontagem do estaleiro;
- Fauna, Flora e Biodiversidade.

Depois da análise aos aspetos ambientais e próprios da obra tem de se identificar se esses aspetos são significativos ou não, classificando-os de 1 a 10 consoante a gravidade, com os seguintes critérios:

- Severidade/Dano Ambiental;
- Frequência ou Probabilidade de ocorrência;

- Existência de requisitos legais.



Se for considerado significativo tem de ser incluído no Programa de Gestão Ambiental. Exemplo de Gestão Ambiental para o Ruído:


Para além deste plano, desde o inicio ao fim da obra tem de se fazer planos e registos sobre vários aspetos, tal como descrito no quadro a seguir: 



Tiago Silva 

Fonte: Benchamarkae
Fontes Imagens: MpgoBenchamarkae

Sem comentários:

Enviar um comentário