29 de maio de 2015

Veículos em Fim de Vida (VFV)


Veículos em Fim de Vida (VFV) são aqueles que são denominados como veículos que estão estacionados por tempo superior a 48 horas que apresentem ainda sinais exteriores evidentes de abandono.

Os VFV são abandonados nas bermas das estradas, nos campos e em sítios com grande densidade populacional, causando:
  • Poluição visual, alterando a beleza das paisagens; 
  • Contaminação dos solos e das linhas de água, devido ao derrame de óleos e outros contaminantes. 
Por ano são abandonados entre 10000 a 15000 veículos, mesmo podendo ser punível com uma coima, sendo que as autoridades municipais ou policiais é que fazem o reencaminhamento destes veículos para os centros de receção. Para contrariar esta situação a Valorcar que faz a gestão dos VFV tendo assinado protocolos com os diferentes municípios para assim aumentar a eficiência da recolha destes veículos.


O Ciclo da Gestão dos VFV passa por cinco fases:
  1. Centro de Receção- Local onde ficam armazenados os VFV até serem transportados para o Centro de Desmantelamento, possuindo uma superfície impermeabilizada, sistema de combate a incêndios, sistema de recolha e tratamento de águas pluviais, águas de limpeza e de derrames.

  2. Transporte- É efetuada com o máximo cuidado possível, porque devido ao estado de degradação do veículo, pode condicionar ou mesmo inviabilizar as operações de despoluição/desmantelamento que vão ser efetuados posteriormente.

  3. Centro de Desmantelamento- Contém as mesmas características que o Centro de Receção e mais 2 outras características (uma unidade de despoluição pneumática e equipamentos de desmantelamento de VFV e contentores apropriados e identificados para os diferentes componentes/materiais retirados do veículo). Aqui os veículos são submetidos a duas operações, uma é a de despoluição (remoção dos componentes que são considerados perigosos) e a outra é promover a reutilização e reciclagem (remoção de diversos componentes para revenda em segunda mão ou para reciclagem). 

  4. Centro de Fragmentação- Para este centro, são enviados os VFV desmantelados onde as carcaças são trituradas em pequenos pedaços. Durante este processo as partículas de menor densidade e dimensão são aspiradas e separadas enquanto os metais “ferrosos” são extraídos por um eletroíman. O resto dos materiais passa por triagem/separação que separam os materiais “ferrosos” dos outros indo estes para reciclagem. Os materiais mais leves e pesados provenientes da fragmentação vão para valorização energética em fornos de coincineração ou para aterro. 

  5. Valorizadores- Onde ganham uma nova vida os fragmentos resultantes da desfragmentação dos VFV.



Tiago Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário